sábado, 31 de dezembro de 2011
COMO AVALIAR SEU DEPUTADO
A Revista Veja da Virada (edição 2249 – ano 44 – no. 52 – 28/12/2011) traz importante matéria sobre o desempenho dos Deputados Federais criando o “Ranking do Congresso”.
É uma boa forma para avaliar o que seu Deputado está fazendo em Brasília. Já se foi o tempo que o Vale do Mucuri e do Jequitinhonha tinham Deputados realmente engajados com os interesses do seu povo. Hoje, a maioria dos representantes atua como homem de negócio cuidando de seus próprios interesses.
Com a participação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio De Janeiro- IESP/RJ e do Núcleo de Estudos sobre o Congresso – NECON- RJ, foram criados oito critérios de avaliação:
1. Defesa de uma carga tributária menor – ou seja menos impostos a pagar
2. Investimento em infra-estrutura: estradas, portos e aeroportos
3. Qualidade da gestão pública
4. Combate à corrupção
5. Qualidade da educação
6. Marcos Regulatórios estáveis e agências reguladoras fortes e independentes
7. Diminuição da burocracia
8. Equilíbrio entre os três poderes
Tudo que acontece em nosso país e, diretamente com nossa vida, tem a ver com a atividade dos parlamentares, seja em Brasília ou na Assembléia em Belo Horizonte. Daí a necessidade de estarmos vigilantes e acompanhando sua atuação. Quando o parlamentar deixa de defender os interesses do povo, você, de alguma maneira, paga a conta. Um caso exemplar, e objeto da avaliação do ranking, é o caso dos impostos. Quando criaram o absurdo do imposto do cheque – CPMF, com o pomposo nome de “contribuição provisória sobre a movimentação financeira”, você foi literalmente “garfado” por um imposto injusto, do ponto de vista fiscal, pois tributava a todos de forma linear, sem levar em consideração o nível de renda do contribuinte. Felizmente este imposto foi banido no cenário nacional. Tentaram ressuscitá-lo dentro da votação da emenda 29 (da saúde) mas, com a participação de Deputados comprometidos com os interesses da nação, foi novamente reprovado.
Para orgulho dos mineiros, o primeiro Deputado mais bem avaliado da lista é o Deputado Federal Eduardo Barbosa. Parabéns a este nobre representante das minas gerais que certamente terá o reconhecimento do povo mineiro nas próximas eleições. Entre os trinta melhores “rankeados” temos ainda, em 16º. Lugar, o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel. Este jovem Deputado, herdeiro de uma linhagem nobre de políticos brasileiros, defende, de forma clara e objetiva, os mais nobres interesses de Minas e da nação.
Dos 15 melhores Senadores, onde Francisco Dornelles ocupa o primeiro lugar, não aparece nenhum mineiro. Por enquanto!
É comum governantes recorrerem à prática do aumento de impostos sempre que aparecem despesas. No entanto, você, na sua casa, não pode simplesmente “aumentar” seu salário para cobrir um reforma. Tem que cortar gastos e economizar se quiser fazê-la. O Governo deveria fazer o mesmo: cortar suas despesas para ter os recursos necessários aos investimentos requeridos para o crescimento do país.
O Brasil tem muitos recursos em caixa. Já é a 6ª. economia do mundo, ultrapassando a Inglaterra. Dinheiro tem. Mas tem que saber gastar e gastar bem. Tem que investir em estradas, portos, aeroportos e logicamente em educação, saúde e segurança pública.
É com a louvável e excelente participação de parlamentares como Eduardo Barbosa e Paulo Abi-Ackel que conseguiremos seguir em frente na construção de um país que seja orgulho das futuras gerações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário