terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Posse e reforma política

É com muita honra e com grande alegria no coração que aceitei o convite do Diretor Louzi para escrever na Folha de Nanuque, conceituado periódico daquela maravilhosa e excitante cidade. Ao mesmo tempo que é um prazer poder dirigir-me a este povo maravilhoso, considero um desafio interagir-me com gente inteligente e muito bem informada.

Neste primeiro contato com você gostaria de falar sobre a posse dos Deputados e Senadores em Brasília. Amanhã tomam posse os eleitos em outubro de 2010. A 54ª Legislatura trás números inéditos e raros: A Câmara dos Deputados terá 22 partidos representados. Desde a volta do pluripartidarismo, no início da década de 80, é o número mais elevado de partidos com deputados eleitos. Este número é alto quando comparado com a América Latina, onde Colômbia tem 12 partidos, Chile, 8, e México 7. Apenas Argentina supera o Brasil com 35 blocos políticos no Congresso. Este grande número de partidos no Brasil não ajuda o fortalecimento da democracia, uma vez que abre espaço para partidos de aluguel e outras negociações escusas.

Uma análise mais detalhada dos números mostram que 75,4% dos votos estão concentrados em 8 partidos. Os Partidos chamados “nanicos” são 27. O grande vencedor das eleições proporcionais foi o PMDB que terá deputados em todas as unidades da Federação. O PT terá em 23. Estes números mostram a necessidade de uma reforma política para melhorar a representação do povo no Congresso Nacional. A reforma política vai certamente entrar na pauta do congresso e vai mexer com toda a sociedade. Todo o povo deve participar desta discussão, mandando mensagens aos seus representantes. “No frigir dos ovos”, como diziam nossos avos, uma boa representação significa mais recursos federais para melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado, melhorar a educação e resolver os problemas graves de saúde pública. Espero que você se comunique comigo pelo email: hpbadaro@gmail.com, com críticas e sugestões de temas a serem abordados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que artigo lindo, papai! Nao sabia da existencia desse blog. Continue atualizando-o. Foto linda. Ta um gato. Minha amiga disse que parece ator de cinema! Te amo, beijos da sua filhinha Driquinha