quinta-feira, 21 de junho de 2007

Exército de Digitadores

O avanço da tecnologia criou no Brasil e no mundo um verdadeiro exército de digitadores a serviço do sistema financeiro. Explico: Com o aumento do uso de máquinas de auto-atendimento, uso de internet e agora celulares, os bancos conseguiram tirar o cliente de dentro da agência, permitindo que estes realizem suas operações de fora dos estabelecimentos bancários. E todas as informações são digitadas pelos próprios clientes.

Isto possibilitou aos bancos uma redução significativa de seu quadro de pessoal, gerando uma economia de bilhões de reais. Percebe-se nitidamente uma piora nos serviços de atendimento quando a pessoa tem que ir aos caixas que, atendendo quase sempre em número reduzido, obrigam o cliente a ficar muito tempo nas filas. Este fato tem motivado a elaboração de Leis municipais, obrigando as instituições a atenderem em menos de 15 minutos. Lei esta que não tem aplicabilidade porque são poucos consumidores que têm tempo ou paciência para registrar reclamação nos órgãos competentes.

Estas colocações são um protesto contra a cobrança das taxas bancárias. É realmente um absurdo o que os bancos cobram de taxas e sua representação em termos financeiros em seus balanços. Como se não bastasse a cobrança dos maiores juros do planeta, que geram elevados lucros líquidos, os bancos ainda têm que “esfolar” os clientes com a cobrança de taxas fixadas sabe-se lá com qual critério. Além disso, todo ano são reajustada ao bel prazer e pesam no bolso do consumidor.

Como reagir? A primeira forma é pressionando deputados e senadores para alterarem a legislação bancária. A outra é a organização dos consumidores para pressionar os Procons para verificar e coibir taxas extorsivas. O que falta? Uma maior conscientização da sociedade para ficar alerta e não deixar este verdadeiro assalto ao bolso do consumidor detentor de contas bancárias.

(*) Economista – MBA – University of Saint Thomas - USA

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