quinta-feira, 21 de junho de 2007

TOLERÂNCIA ZERO, VIGILÂNCIA 100%

(*) Henrique Prado Badaró

Em 1993 quando foi eleito Prefeito de Nova York, Rudolph W. Giuliani implementou o mais famoso e eficaz programa de combate à violência urbana denominado “tolerância zero”. Ao criar um sistema informatizado de acompanhamento estatístico dos crimes e dando mais poder aos Delegados espalhados pelas várias delegacias da cidade, para tomar decisões rápidas e utilizarem as mais modernas técnicas de combate à violência, o alcaide conseguiu reduzir, na sua gestão, os crimes de maneira geral em 57%, sendo que homicídios caíram 65%.

O acompanhamento semanal das estatísticas permitiu ao comando da Polícia de Nova York identificar “tendências” de aumento de criminalidade antes que virassem “ondas de criminalidade”.

Numa visita à página na internet da Polícia de Nova York, vamos ver coisas interessantes como a seção de “elementos mais procurados” com suas fotos estampadas para toda a população ver[1], além das estatísticas aqui mencionadas.

Quero chamar atenção para o fato de que não basta as forças de segurança atuarem contra a violência. A população tem que participar ativamente.Como? Denunciando. A criação e o aumento de números de disque-denúncia já foi um grande avanço, estabelecendo um canal para que a sociedade possa ajudar a polícia a capturar e trancafiar criminosos. Como dizem por aí, quando a mulher está esperando o filho, não existe “meio grávida”. Ou você está do lado do crime ou do lado do bem. Vamos denunciar mesmo. Fique atento às movimentações de sua rua. Qualquer situação suspeita comunique imediatamente à polícia.

Li nos jornais que São Paulo “produz” 500 presos por mês. Quantos não serão produzidos por aqui também?. Para se contrapor a esta situação, os Governos têm que atuar implementando ou incrementando programas voltados para os jovens, dando-lhes uma educação de qualidade, capacitação profissional, propiciando laser e tudo o mais que uma pessoa precisa nesta faixa etária.

Vamos fazer nossa parte. A polícia impõe “tolerância Zero” e nós “Vigilância 100%”.

(*) Economista – MBA – University of Saint Thomas – USA – Presidente da ONG Oportunidade.
[1] http://www.nyc.gov/html/nypd/

Nenhum comentário: